Vendas: 21 2442-... Ver telefone

Nesta semana, do dia 27 ao dia 31 de Janeiro, representantes das administrações municipais, da sociedade civil e do setor privado das cidades de Cachoeiras de Macacu, Itaboraí e Maricá se reunem para o “Programa Presencial de Capacitação em Territorialização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS” da ONU.

Ficamos muito contentes com o convite feito pelo Conleste – RJ para que uma representante da Riomix Argamassa estivesse presente, devido à contribuição da empresa com o município de Itaboraí, através de nossas ações sustentáveis e nosso Programa Emboço Social!

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, propostos na Agenda 2030, são compostos por 17 objetivos e 169 metas estabelecidas pelos líderes mundiais que trazem metas extremamente ambiciosas e transformadoras a serem alcançadas para os próximos 15 anos. Diante destes objetivos e metas, é possível relacionar as proposições ao que foi desenvolvido pela Riomix Argamassa, por meio de atividades produtivas com a proteção ambiental, o equilíbrio econômico e o bem-estar social. Valem ser citadas as relações entra os objetivos 9, 10, 11 e 12, com trabalho desenvolvido pela empresa através da Celumassa junto ao PES. Nos sentimos orgulhosos de estarmos de acordo com objetivos tao grandiosos!

Todo desenvolvimento da Celumassa está relacionado ao ODS 9 que almeja que as indústrias se tornem sustentáveis, com eficiência aumentada no uso de recursos e maior adoção de tecnologias e processos industriais limpos e ambientalmente corretos, por meio de pesquisas científicas e novas tecnologias.

O Programa Emboço Social é associado ao ODS 10, que visa reduzir a desigualdade por meio da inclusão social e econômica e também ao ODS 11, que almeja até 2030, aumentar a urbanização inclusiva e sustentável garantindo o acesso de todos à habitação adequada e segura. Um dos fundamentos para garantir o bem estar e a qualidade de vida das pessoas está na garantia de infraestrutura e de uma habitação saudável. Em situações de precaricidade, a falta do revestimento externo e a exposição da alvenaria torna a disseminação de doenças mais fácil, além de tornar a estrutura da casa mais frágil. Assim, o PES foi criado beneficiar famílias através do revestimento e assim tornar suas casas mais saudáveis e aconchegantes. Isto além de incentivar a conservação do meio ambiente.

Através do recolhimento e reutilização de suas embalagens, a Riomix atende diretamento o ODS 12, que cita a redução substancial na geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso até 2030. A Celumassa é um grande exemplo de manejo ambientalmente correto de resíduos. Agregando valor a um resíduo tóxico que por anos não havia uma destinação correta e fiscalizada.

Na foto, nossa engenheira Naila Mariano com outros integrantes do curso.

35423f87-7e23-4b16-9eb9-bd8e0e595abe